sábado, 11 de julho de 2015

Como organizares o teu trabalho

Não tinha ideias nenhumas para um novo post, até que me deu uma excelente ideia: porque não escrever sobre organizar as ideias para realizar um trabalho?

Assim, aqui estou eu, esta nova publicação vai ser mais informativa não como tem sido as restantes.
Esta é uma forma de plano de ideias para facilitar a escrita.

O ínicio/ tema

Seja na escola, no trabalho e em diversas outras situações em que temos de escrever sobre algo, temos de encontrar um bom assunto sobre o qual falar.
Por vezes esta função já não é necessária, visto que podem já nos ter "nomeado" para um determinado tema.
Como já sabemos sobre o que escrever, temos de realizar uma pesquisa, usar o que é necessário, resumir, etc

Pesquisa

O assunto já está escolhido agora só necessitamos de realizar uma pesquisa, esta por vezes pode ser aprofundada e outras não, uma vez que já podemos saber algo sobre o mesmo, devido a alguma experiência vivida ou então por já termos algum conhecimento pois podemos ter ouvido algo sobre o mesmo.
Para esta parte usaremos tudo o que for necessário, computador, livros, jornais, folhetos tudo o que ajudar.
Hoje em dia, em pleno século XXI já existe de tudo na internet mas os livros são sempre essenciais, pois repara, na internet qualquer pessoa coloca o que quer, ao pesquisarmos nunca sabemos então se está totalmente correto o que lemos e para isso recorremos a um livro, para nos ajudar a fazer uma conclusão sobre o estudo procurado.

Fazer e refazer


Coloquei este titulo para mostrar que não se tem necessariamente de fazer logo tudo à primeira por vezes convém e é necessário fazer tudo novamente e mais do que uma vez.
Para poupar algum tempo nesta parte, devemos de fazer sempre ao longo da pesquisa umas anotações, apontamentos do que achamos que é necessário dar mais importância. Podemos colocar isto até em post its, mas é sempre uma boa ajuda e assim não nos esquecemos que devemos de mencionar determinado aspeto.

Podemos também, para quem não se importa e tem tempo, de fazer o nosso trabalho de duas formas e no fim decidir qual tem mais informação, mais termos científicos/específicos, e qual na nossa opinião,  é melhor estruturado.

Nos dias de hoje já se realiza tudo no género informático e existe diversos programas que o nosso computador oferece para concluir o nosso trabalho, nomeadamente, o Microsoft Office. Vou deixar uma dica que é fazer em Prezi, se estivermos a falar de apresentações pois é uma boa ferramenta para isso.

Últimas revisões

Devemos sempre de rever o nosso trabalho depois de estar concluído, para nos certificarmos que está tudo completo e com bom aspeto.
Ao ler devemos de ter atenção aos erros, e fornecer o nosso vocabulário, podemos e devemos usar palavras "caras", são aquelas pouco usadas no nosso dia-a-dia, algumas perguntas retóricas, citações, mas identificar quem a disse e dar a nossa opinião sobre a mesma.

Quando necessário e possível podemos dar sempre uma conclusão ao tema, mas subjetiva ou seja com a nossa opinião, e se nos interessá-mos por o fazer é por exemplo, umas das coisas que podemos referir.

Não te esqueças de enriquecer o trabalho com imagens relevantes, formas de inclusão e de herarquia de assuntos, quando possível.

Alguma questão? É só dizeres nos comentários e quando possível eu respondo.

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